top of page

Como identificar os açúcares descritos no rótulo?

Atualizado: 25 de mai. de 2021

O açúcar faz parte da história do Brasil e está muito presente na alimentação do brasileiro. Mas você sabe o que é açúcar e como ele é descrito nos rótulos? Neste post, iremos definir o que são açúcares e listar todos os ingredientes que contém ou são açúcares.


O açúcar é um nutriente que irá compor obrigatoriamente a nova tabela de informação nutricional dos alimentos. Ele será informado como açúcares totais e adicionados, facilitando a compreensão sobre a composição dos alimentos. Enquanto isso não ocorre, é importante sabermos identificá-lo na lista de ingredientes dos rótulos.


O que é açúcar?

Segundo a Anvisa, açúcares são monossacarídeos e dissacarídeos presentes no alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano, excluindo os poliois. Ou seja, o carboidrato composto por mais de duas unidades de monossacarídeos e o carboidrato que não somos capazes de digerir não são considerados açúcar.


Quais ingredientes são açúcar?

Fazem parte dessa lista os açúcares de cana, beterraba e outras fontes, glicose, dextrose, frutose, lactose, sacarose e outros carboidratos hidrolisados. Lembrando que alguns desses açúcares podem ser comercializados com a adição de outros ingredientes.


Quais ingredientes contém açúcar?

Nessa lista, estão presentes carboidratos que contém uma porcentagem de açúcar em sua composição. São eles: mel, melado, melaço, caldo de cana, extrato de malte, rapadura, maltodextrina, xaropes, açúcar invertido e ingredientes com a adição de quaisquer um desses anteriores.


Qual a importância?

Além dessas informações serem importantes para o desenvolvimento das novas tabelas nutricionais, é também para sabermos o que consumimos. Agora que você aprendeu sobre os açúcares, já está apto a realizar escolhas alimentares mais conscientes.



Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Tabela Nutricional: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page