top of page

Qual a diferença entre UAN e UPR ?

Atualizado: 3 de mai. de 2022


No post de hoje, você leitor do nosso blog irá compreender a diferença e aplicações entre as siglas UAN e UPR. Vem com a gente!



Em relação a UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), temos unidades de alimentação que destinam seu trabalho, direcionadas a área da nutrição, no fornecimento de refeições. A UAN age de acordo com as regras da vigilância sanitária (ANVISA), em relação ao ambiente, iluminação, temperatura, localização e manejo de resíduos que devem ser estritamente seguidos a fim de manter um padrão de trabalho. Nesse aspecto, a UAN visa manter a saúde dos comensais, ou seja, do consumidor contemplado pela alimentação coletiva. O objetivo prático de uma UAN é fornecer refeições equilibradas e hábitos alimentares saudáveis para a coletividade sadia, podendo ser classificados como do tipo institucional, ou seja, presentes em empresas públicas e privadas, creches, escolas e universidades, instituições filantrópicas ou também do tipo comercial, hotéis, cozinhais de assistência à saúde etc.

Ainda, o direcionamento do alimento pode ser divido em 3 conjuntos, sendo então:

  • Centralizado: as refeições são oferecidas no mesmo lugar de produção. Exemplo: restaurantes universitários.

  • Descentralizado: a produção e a oferta da refeição ocorrem em locais distintos. Exemplo: empresas públicas ou privadas

  • Misto: abrange os dois sistema de distribuição, sendo divididos de modo uniforme, metade centralizado e metade descentralizado. Exemplo: hospitais

No mais, o modo de gestão que a UAN trabalha consiste em dois modelos, sendo elas:

  • Autogestão: fica a cargo da empresa o oferecimento das refeições a seus funcionários.

  • Concessão: uma empresa permite que outra empresa utilize seu espaço para desempenhar seu papel no ramo alimentício.

Assim, como demonstrado o papel do nutricionista é nessas áreas é de suma importância, pois é o profissional mais apto em garantir uma refeição equilibrada e saudável. Pois bem, dentre as tarefas dos nutricionistas estão: planejar o cardápio, supervisionar as atividades de seleção, compra e armazenamento dos alimentos, controlar a qualidade dos alimentos por meio das formas de preparo, distribuição e transporte dos alimentos e, através das normas sanitárias vigentes-, higienização do local, recrutamento de funcionários, avaliação das técnicas culinárias, dentre outras funções.





A UPR (Unidade Produtora de Refeições), engloba tanto estabelecimento coletivos (UAN), quanto estabelecimentos que atuam no âmbito comercial, como restaurantes à la carte, redes de fast food, self-service, comida por pesagem etc. Nesse sentido, o objetivo prioritário da UPR é responder as exigências do setor, de movo a atender também às demandas do consumidor, que está mais capitalizado, mais informatizado e com menos tempo disponível. Para tanto, é necessário levar em consideração o bem-estar do cliente para que esse desfrute de uma experiência gastronômica incrível. Desse modo, o nutricionista também atua na promoção de hábitos alimentares saudáveis, além de educação nutricional. Assim, a diferença primordial entre elas é de que a UAN atua em um segmento específico de público, sendo a coletividade, enquanto, a UPR pode ter uma autonomia maior, tanto em instituições, quanto em empresas comerciais.




Quer saber mais? Entre em contato conosco!


Entre em contato: clique aqui


Mais sobre o serviço de Cardápio mencionado no post! clique aqui


Mais sobre a Nutrir: clique aqui








6.228 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page