top of page

Você sabe como higienizar os alimentos?

Atualizado: 26 de mai. de 2021

A higienização correta de frutas, verduras e legumes diminui a concentração de microorganismos e reduz o efeito de pesticidas.



Após a compra de alimentos in natura como frutas, legumes e verduras, devemos realizar a limpeza destes, já que podem ser consumidos crus. A higienização promove uma maior facilidade de consumo e uma eliminação eficaz de microorganismos. Nós da Nutrirp separamos seis etapas simples e adequadas de como realizar isso :





1. Higienizar propriamente as mãos com sabão e água. Em seguida, selecionar os alimentos, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;






2. Lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um;









3. Colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro);








4. Enxaguar em água corrente vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um;








5. Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;










6. Manter sob refrigeração até a hora de servir.







Estabelecimentos que trabalham com o serviço alimentício precisam se preocupar com a higiene dos seus alimentos para garantir a segurança alimentar e se manter dentro das normas da Vigilância Sanitária.  A Nutrirp Consultoria Júnior oferece capacitação para os funcionários do seu negócio, através do serviço de Treinamento de Funcionários.


O Nosso Serviço

O treinamento de funcionários da Nutrirp fornece suporte aos funcionários do seu estabelecimento através de conhecimentos teórico-práticos que irão capacitar e desenvolver habilidades e atitudes apropriadas no ambiente de trabalho específico na área de alimentos. Para tanto, o treinamento que oferecido pela nossa empresa possui embasamentos técnico-científicos e também segue os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tudo para assegurar que o seu negócio esteja dentro das conformidades e não cause nenhuma situação constrangedora com sua clientela.


O diferencial Nutrirp

A Nutrirp é uma Empresa Júnior (EJ), ou seja, associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da USP Ribeirão Preto. Nós contribuímos ativamente para o desenvolvimento da sociedade na qual estamos inseridos, oferecendo serviços, supervisionados pelos professores da USP, de baixo custo e alta qualidade.


Como podemos ajudar? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Treinamento de Funcionários: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências: Resolução RDC nº216/2004. Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page