#SEGUNDASEMCARNE

Atualizado: 11 de Ago de 2019

Você já ouviu falar da Campanha Segunda Sem Carne? Ela surgiu nos Estados Unidos no ano de 2003 e já alcançou mais de 40 países, dentre eles o Brasil em 2009 através da iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), onde tem gerado alto impacto. O intuito da campanha é a substituição da proteína animal pela vegetal por pelo menos um dia da semana, a segunda-feira.




Além disso, a conscientização das pessoas acerca do impacto do uso de produtos de origem animal, para a sociedade, para a saúde, para o planeta e para os próprios animais é o objetivo principal da Segunda Sem Carne.


O surgimento da campanha é resultado de um planeta com recursos esgotados e a principal causa nós já sabemos: o agronegócio. Mas como?


Através do desmatamento (metade da Amazônia já foi desmatada e 60% disso já virou pasto), da maior produção agrícola do Brasil (a soja vendida para indústrias de ração para alimentar o gado), da água utilizada para manter o gado e, por fim, da maior emissão de CO2 (principal gás responsável efeito estufa).


Falando de números, ao deixar de consumir produtos de origem animal em um dia, você poupa:

  • 3.400L de água

  • 7 Kg de soja

  • 300g de carne

  • 24g de ovos

  • 430ml de leite

  • deixa de emitir 14Kg de CO2 e de desmatar 24m² de terras

Há também um ganho nutricional, uma vez que se permite descobrir novos sabores oferecidos pela dieta vegetariana, que induz o maior consumo de verduras, leguminosas (como feijão, lentilha) e frutas. E , por isso a campanha não se limita apenas a questão sustentável, mas também à saúde e a cultura.

Em parceira com a SVB, o poder público tem implantado a campanha em escolas municipais e estaduais e nos restaurantes populares do programa Bom Prato, poupando mais de 34 toneladas de carne em um ano e conscientizando toda a população acerca dos benefícios da dieta vegetal. Além disso, há redes sociais da campanha, as quais fornecem receitas e dicas que podem auxiliar na substituição adequada da proteína animal.


Visto o que um dia sem consumir carne pode evitar, que tal fazer parte dessa?


A Nutrirp está preparada para entrar na campanha com você e seu evento, nosso Coffee Break possui diversas opções, doces ou salgadas, sem qualquer produto de origem animal, experimente!


Fontes:
18 visualizações
ONDE ESTAMOS?

Av. Bandeirantes, 3.900 Monte Alegre
Ribeirão Preto - SP
CEP: 14040-900

nossas redes
  • Facebook
  • Instagram