top of page

Rotulagem Nutricional

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Leia para entender tudo sobre rotulagem e tabela nutricional!


O que é rotulagem nutricional?

Toda descrição é destinada a orientar o setor produtivo quanto a informações relevantes, possibilitar a revisão das formulações e informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais do alimento, para assim favorecer escolhas conscientes e equilibradas.


Diante de uma crescente demanda da sociedade por informações confiáveis acerca dos alimentos que consome, a rotulagem nutricional possui importante papel na promoção da alimentação saudável e na redução de doenças crônicas.


Entretanto, podem surgir algumas dúvidas em relação ao assunto que serão brevemente esclarecidas nesse post.


Qual a diferença entre tabela nutricional e rótulo?

A tabela nutricional contém os valores energéticos e nutricionais daquele alimento, como a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, e sódio por porção.



Já o rótulo engloba todas as informações sobre o alimento, ou seja, o modo de preparo, a data de fabricação, validade, dados do fabricante, lista de ingredientes, alergênicos, incluindo também a tabela nutricional.


Se atente também a essas informações no rótulo:


Valores Diários (VD)

O valor diário de um nutriente corresponde à quantidade que a população deve consumir dele por dia para ter uma alimentação saudável. É importante lembrar que para cada nutriente há um valor diário diferente. As tabelas nutricionais também apresentam o VD % que corresponde a porcentagem de nutrientes que uma determinada porção fornece em relação à quantidade total necessária em um dia, geralmente baseada em uma dieta de 2000 kcal.


Lista de Ingredientes

Estão organizados em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é o item presente em maior quantidade.


Porçāo

Indica a quantidade daquele determinado alimento que deve ser levada em conta em relação à quantidade de nutrientes.


Gorduras

As saturadas estão mais relacionadas à problemas cardiovasculares. As gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poli-insaturadas) são consideradas melhores. Evite as gorduras trans, são as piores!


Fibras

Ótimo nutriente para manter uma boa dieta. Regula o trânsito intestinal, ajuda no controle da glicemia e mantém a glicemia.


Sódio

Está em maior quantidade em produtos ultraprocessados, pois atua no sabor e conservação dos alimentos. Por isso, evite-os em grandes quantidades!


O diferencial Nutrirp

A Nutrirp é uma Empresa Júnior (EJ), ou seja, associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da USP Ribeirão Preto. Nós oferecendo serviços, supervisionados pelos professores da USP, de baixo custo e alta qualidade para empresas e comunidade local. Além disso, a Nutrirp garante que seu produto possua referências confiáveis, oferecendo ao consumidor informações exatas, além de padronizá-lo de acordo com as exigências da ANVISA.


Está na hora de adequar o seu produto com a rotulagem, não é mesmo? Vem que a Nutrirp te ajuda! Entre em contato conosco!


Como podemos ajudar? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Tabela Nutricional: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui

1.852 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page