top of page

Importância de um cardápio com restrições alimentares

Atualizado: 26 de mai. de 2021

É de conhecimento geral que um cardápio deve respeitar os princípios de quantidade, variedade e harmônia nas preparações. Mas, um cardápio deve possuir opções para o público com restrições alimentares?



Uma restrição alimentar pode ocorrer devido alergias, religião ou por escolha pessoal de um indivíduo. Pensando nas restrições alimentares mais comuns no Brasil, se constata que:

  • Cerca de 53 milhões de pessoas possuem intolerância à lactose, o correspondente à 35% da população acima de 16 anos;

  • Cerca de 2 milhões de pessoas possuem doença celíaca, isso é, restrição ao glúten;

  • Cerca de 29,2 milhões de pessoas se declaram vegetarianos, o correspondente à 14% da população.

Tendo em vista o grande público que faz parte de algum grupo que possui restrição alimentar, se faz necessário um cardápio que traga opções à todos eles.


Um cardápio variado e inclusivo faz total diferença na perspectiva do consumidor. E, no mundo que vivemos, a inclusão, em todos os sentidos, é cada dia mais presente. Portanto, no ramo alimentício não é diferente!


Listamos 3 motivos para incluir opções restritivas no cardápio de seu negócio:

  1. Seu negócio será expandido à um público que ainda é pouco assistido;

  2. Pouca concorrência nesse seguimento;

  3. Alta visibilidade entre o público em questão.


Como a Nutrirp pode te ajudar com isso?

Se você já possui um estabelecimento alimentício e deseja melhorar o seu cardápio para atrair mais clientes, não perca tempo! E você que quer começar um empreendimento agora, comece com o pé direito com cardápios de qualidade.


O diferencial Nutrirp

A Nutrirp é uma Empresa Júnior (EJ), ou seja, associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da USP Ribeirão Preto. Nós oferecendo serviços, supervisionados pelos professores da USP, de baixo custo e alta qualidade.


Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Cardápio: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências: https://caras.uol.com.br/bem-estar/perlatte-intolerancia-lactose-atinge-35-dos-brasileiros-como-se-livrar-dela-leite-derivados.phtml#:~:text=A%20intoler%C3%A2ncia%20%C3%A0%20lactose%20%C3%A9,consumo%20de%20derivados%20do%20leite.

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/05/doenca-celiaca-quase-2-milhoes-de-brasileiros-nao-podem-comer-gluten.html

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=612-carcapios-saudaveis&Itemid=30192

312 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page