top of page

Educação Alimentar e Nutricional em Escolas: Ensino Fundamental e Médio

Atualizado: 26 de mai. de 2021

O que é?

A educação nutricional consiste  em transmitir informações de nutrição de forma dinâmica, a fim de promover hábitos alimentares saudáveis. Ela pode ser realizada tanto individualmente como para um grupo de pessoas, como em escolas, creches, eventos, equipes esportivas, casas de repouso, entre outros.


Situação Atual Brasileira

No Brasil, é crescente o número de indivíduos com sobrepeso, obesidade e doenças relacionadas, tanto em adultos e quanto em crianças. Estudos mostram que esse quadro diz respeito não apenas ao volume da ingestão alimentar como também à qualidade e composição da dieta.


Objetivo

Sendo assim, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se apresenta como uma forte estratégia de intervenção, através da promoção da saúde e incentivo da prática autônoma de hábitos alimentares saudáveis.


Sua abordagem é tão importante que recentemente foi incluída na legislação: A Lei nº 13.666/2018, que entra em vigor a partir de novembro de 2018, acrescenta ao artigo 26 da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases) que

“a educação alimentar e nutricional será incluída entre os temas transversais” nos currículos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, como disciplina obrigatória.

Já existem estudos que comprovam a eficácia da educação alimentar e nutricional em escolas, como mostra o gráfico a seguir.



Tendo isso em vista, o Conselho Federal de Nutricionistas aconselha a prática de EAN, cabendo ao profissional coordenar, planejar e abordar conteúdos de forma aberta, ativa e problematizadora, favorecendo o diálogo e a interação, a fim de instruir e promover atitudes e comportamentos alimentares saudáveis.


O diferencial Nutrirp

A Nutrirp é uma Empresa Júnior (EJ), ou seja, associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da USP Ribeirão Preto. Nós oferecendo serviços, supervisionados pelos professores da USP, de baixo custo e alta qualidade.


Entre em contato conosco para realizar o serviço de educação nutricional!


Como podemos ajudar? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Educaçāo Nutricional: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências:

Conselho Federal de Nutricionistas.

TRICHES, R. M., GIUGLIANI, E. R. J. Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista de Saúde Pública, v. 39(4), 2005.

LIMA, C. B., et al. Efeito de uma ação educativa no estado nutricional de adolescentes de uma escola privada de São Paulo. EFDeportes.com Revista digital, n. 197, 2014.

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page