top of page

Importância de observar a sazonalidade dos alimentos

Atualizado: 4 de jun. de 2020

Em quase todos os meses do ano é possível encontrar uma ampla variedade de frutas, verduras e legumes, no entanto, nem todos eles se encontram em sua melhor qualidade, preço e sabor. Esses fatores são influenciados pelas condições climáticas, uso de pesticidas, e a sazonalidade específica de cada alimento.


A sazonalidade consiste no período em que o cultivo rende frutos com mais naturalidade, sendo colhidos no tempo certo e na estação do ano mais favorável àquele produto. Sendo assim durante a safra os alimentos se apresentam com melhor qualidade e sabor por serem mais concentrados em nutrientes e terem uso reduzido de agrotóxicos, além de de serem muito mais baratos.



No mês de abril, as principais safras de frutas são de ameixa estrangeira, atemóia, banana maça e nanica, caqui, figo, graviola, kiwi nacional, limão taiti, maçã gala nacional, mamão formosa, maracujá doce, pera estrangeira, pitaya, tangerina cravo, uva rubi e uva estrangeira.

Para conferir a tabela completa com os principais legumes, verduras e pescados sazonais de outros os mês desenvolvida pela Seção de Economia e Desenvolvimento da CEAGESP veja o link a seguir:



Na criação de cardápios, a Nutrirp sempre opta por incluir preparações que contenham ingredientes da estação para que haja o melhor custo benefício das receitas, com pratos deliciosos e de baixo preço. Uma de nossas propostas é a elaboração de vários cardápios, um para cada estação ou mês do ano específico, para que seu restaurante possua um modelo sustentável de menu variado que visa a qualidade nutricional dos alimentos servidos, garantindo a satisfação de seus clientes!


Entre em contato conosco para a elaboração de um cardápio a preços muito atrativos!

931 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page