top of page

Coleta de amostras em Serviços de Alimentação

Atualizado: 25 de mai. de 2021

Se você é proprietário ou funcionário de um Serviço de Alimentação, certamente já se deparou com o termo "coleta de amostras". Entretanto, você sabe qual a importância desse procedimento? Vem com a gente entender!


O que é a coleta de amostras?

A coleta de amostras se baseia em retirar uma pequena quantidade de todos os alimentos que estão sendo distribuídos e armazená-las em sacos estéreis, que devem conter o nome do estabelecimento, nome do alimento, data do preparo, temperatura, data e horário da coleta, e o nome do responsável pela coleta.


A coleta da amostra pode ser realizada no início da distribuição do alimento para se obter informações da condição do alimento após o preparo ou durante a distribuição, como exige a Portaria CVS 5/2013, vigente apenas para o Estado de São Paulo.


Qual a importância da coleta de amostras?

O procedimento de coleta de amostras é de extrema importância, visto que ela auxilia o estabelecimento e a Vigilância Sanitária a elucidarem, se ocorrer, casos de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA).


Além disso, os resultados da análise das amostras podem indicar falhas nas Boas Práticas do serviço, como a inadequada higienização dos alimentos, temperatura inadequada durante a distribuição ou armazenamento do alimento e, assim, pode ser um importante instrumento de auto avaliação do estabelecimento.


Por fim, vale ressaltar que é comum as amostras serem solicitadas pela Vigilância Sanitária, como medida de controle sanitário e de qualidade dos alimentos produzidos e distribuídos pelo Serviço de Alimentação.


Como a Nutrirp pode te ajudar?

Nosso treinamento de funcionários é totalmente estruturado dentro das normas de vigilância sanitária, para garantir a segurança alimentar no seu estabelecimento alimentício. Ensinamos aos funcionários de seu restaurante as diretrizes e práticas corretas para a manipulação e preparação de alimentos na cozinha, inclusive na coleta de amostras. Sendo assim, garantimos a qualidade, segurança do seu negócio.


O diferencial Nutrirp

A Nutrirp é uma Empresa Júnior (EJ), ou seja, associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da USP Ribeirão Preto. Nós oferecendo serviços, supervisionados pelos professores da USP, de baixo custo e alta qualidade.


Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Treinamento de Funcionários: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui

Referências:

https://qualificaalimentos.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-coleta-de-amostras/ https://vigilantesdoalimento.com.br/por-que-coletar-amostras-dos-alimentos/

1.182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page