Pratos Saudáveis para o Inverno

Atualizado: Jun 5

O final de maio chegou e... junto com ele também chegou o inverno! E nessa época do ano, uma das coisas que mais desejamos é uma comida quentinha e gostosa, não é? Por isso separamos alguns pratos nutritivos e deliciosos que você pode preparar no conforto e no "quentinho" da sua casa!


CREME DE MANDIOQUINHA E FEIJÃO BRANCO

INGREDIENTES: Para a sopa: -200 g mandioquinha -50 g de cebola -50 g de alho-poró -2 dentes de alho -200 g de agrião -Azeite extravirgem -Sal e pimenta do reino


Para o feijão: -50 g de feijão branco -300 ml de água

MODO DE PREPARO: Cozinhar o feijão branco com água e sal até ficar macio e reservar. Para o creme, refogar o alho picadinho no azeite até dourar, adicionar a cebola cortada em cubos pequenos, alho poró em rodelas e a mandioquinha. Refogar tudo por aproximadamente 5 minutos para soltar o sabor e depois adicionar água até cobrir os legumes. Quando os legumes estiverem cozidos, bater essa sopa com com um mixer e temperar com sal e pimenta do reino a gosto até virar um creme homogêneo. Adicionar o agrião e servir com granola.



CANJICA VEGANA

INGREDIENTES:

-200 g de canjica -1 litro e meio de leite de inhame -100 ml de leite de coco -250 g de açúcar demerara -150 g de amendoim -Meia fava de baunilha ou 1 colher (de sobremesa) de essência de baunilha -15 g de canela em pó -5 g de cravo -1 pitada de noz moscada -1 ramo de tomilho-limão

MODO DE PREPARO: Cozinhe o milho no leite de inhame e leite de coco por aproximadamente 45 minutos ou até ficar macio. Na metade do cozimento, adicione as especiarias e o tomilho-limão. Em uma frigideira, toste o amendoim, quebre grosseiramente e disponha por cima da canjica.


SOPA DE CENOURA COM GENGIBRE

INGREDIENTES:

-5 cenouras picadas grosseiramente -2cm de gengibre picado -¼ de cebola picada -1 colher (sopa) de óleo de gergelim cru (ou azeite ou óleo de girassol) -½ colher (chá) de sal

-4 xícaras de água


MODO DE PREPARO:

Refogue a cebola com o óleo de gergelim. Adicione o gengibre, as cenouras e a água. Adicione o sal e deixe cozinhar por 20 minutos com a panela tampada. Bata no liquidificador com a água do cozimento até ficar bem cremosa.



CHOCOLATE QUENTE COM LEITE DE COCO

INGREDIENTES:

-100 g de coco seco -400 ml de água -1 colher sopa de cacau -50g de chocolate em barra -50g de tâmaras

MODO DE PREPARO:

Hidratar as tâmaras em água morna por 30 minutos. Em seguida, processá-las até obter uma pasta. Reservar. Bater os pedaços de coco seco com água em um liquidificador por 5 minutos ou até que fique bem homogeneizado. Coar em uma peneira fina e reservar o leite de coco. Derreter o chocolate em banho-maria, adicina-lo ao leite de coco, juntar a pasta de tâmara e o cacau em pó. Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo brando até aquecer. Servir.



CALDO DE FEIJÃO

INGREDIENTES:

-500g de feijão -1 cebola média -1 colher de sopa de óleo de soja -2 dentes de alhos picados -1 folha de louro -2 colheres de sopa de salsinha picada -1 pitada de colorau (condimento à base de sementes de urucum) -1 pitada de pimenta-do-reino -1/2 colher de chá de sal

MODO DE PREPARO: Refogue o alho e a cebola. Acrescente o feijão e misture um pouco. Adicione 700 ml de água, o sal, a pimenta-do-reino, o colorau e a salsinha. Para engrossar o caldo, mantenha em cozimento em fogo baixo por 25 minutos, com a panela tampada, mexendo quando necessário. Retire do fogo, bata no liquidificador e sirva.



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