Alimentos Orgânicos: o que são e quais as vantagens

Atualizado: Nov 13

São considerados alimentos orgânicos, aqueles alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico baseado em técnicas que dispensam o uso de insumos como, por exemplo: pesticidas sintéticos, medicamentos veterinários, fertilizantes químicos organismos geneticamente modificados (OGM), conservantes, aditivos e irradiação.



Características dos produtos orgânicos


No Brasil, a Lei no 10.831, de 2003 exige que produtos passem por várias condições técnicas até serem considerados "orgânicos". Basicamente, a lei admite que as produções agrícolas e agropecuárias preservem e otimizam o uso de recursos naturais nas técnicas empregadas durante a cadeia produtiva, ao promover a sustentabilidade, ao preservar comunidades rurais, ao maximizar benefícios sociais e ao minimizar perdas ecológicas que perturbem o meio ambiente.

Dessa maneira, os alimentos orgânicos priorizam uma agricultura sustentável, saudável e viáveis ecologicamente - legumes, verduras, frutas, cereais, algodão, café, açúcar, cachaça carnes, ovos, vinhos, açúcar, farinhas entre outros exemplos. Todos eles, precisam apresentar um "selo" de qualidade validado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Esse selo é exigido para todos os produtos comercializados em território nacional, sendo denominado Selo SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica).


Vantagens sobre consumir produtos orgânicos

  • Saúde Humana: tais produtos seguem a metodologia de produção "livres de agentes químicos", sendo alguns extremamente patológicos como os agrotóxicos. Ainda assim, a preocupação com a saúde é o divisor de águas para que consumidores optem por esse tipo de alimentação - de forma a evitar a intoxicação alimentar e focar em propriedades nutricionais mais enraizadas, sem o uso de ativos e conservantes.

  • .Meio ambiente: as técnicas empregadas buscam respeitar os ciclos naturais da vida de forma a garantir, o caráter sustentável da atividade agrícola, e ao evitar a degradação dos recursos naturais. Por isso, os alimentos orgânicos priorizam a diversidade do meio animal e vegetal, além de buscarem o contato direto com o consumidor, através de pequenos agricultores.

  • Melhor sabor: os alimentos orgânicos não possuem antibióticos, hormônios de crescimento, aditivos, corantes e conservantes e aromas artificiais, Assim, o gosto revigorante de um alimento produzido livre desses processos pode não só satisfazer o nosso paladar, mas nos proporcionar uma nova experiência. Além do mais, algumas pesquisas de análise sensorial, ao comparar produtos convencionais e orgânicos, demostraram superioridade do alimento orgânico.


Quer saber mais?


Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Rotulagem Completa: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências

G. Org. 10/2007 (ibict.br)

O que é produto orgânico – Organis