top of page

Treinamento de funcionários: A importância da Higiene Pessoal do manipulador de alimentos

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), que engloba todos os restaurantes, bares e padarias, a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos pode afetar a produção de dos mesmos, pois o contato entre eles é constante. Dessa forma, é necessário que os proprietários se responsabilizem em capacitar e orientar seus profissionais sobre a importância de sua higiene pessoal na manipulação de alimentos.


Ao contrário do que se pensa, o manipulador de alimentos deve começar sua higiene dentro de casa, antes mesmo de chegar no local de preparo dos alimentos. Isso porque ele pode trazer para dentro da cozinha microrganismos patogênicos e para se evitar a contaminação não basta apenas lavar as mãos, é preciso se ater ao cuidados pessoais. A higiene pessoal está relacionada aos hábitos da nossa rotina: banho diário, escovação dos dentes, uso de calçados fechados e consumo de água potável. Apesar da contaminação dos alimentos possuir diversas origens, o manipulador tem um contato direto com o alimento e com os utensílios utilizados para a manipulação. O processo de manipulação dos alimentos desde a colheita do alimento até o seu preparo, é realizado por pessoas que podem ser responsáveis pela contaminação.


Existem algumas normas de conduta que devem ser realizadas pelo manipulador de alimentos a fim de prevenir qualquer contaminação dos alimentos.


Higiene pessoal

  • Tomar banho diariamente e enxugar-se com toalha limpa;

  • Secar bem os pés para evitar micoses;

  • Os homens devem fazer a barba diariamente (recomenda-se não usar bigode nem costeletas);

  • Os dentes devem ser escovados diariamente, inclusive após as refeições;

  • Os desodorantes devem ser sem perfume ou suaves;

  • Não usar adornos (colares, pulseiras, brincos, relógio, anéis, etc.);

  • Manter as unhas curtas, limpas e sem esmalte;

  • Manter os cabelos protegidos por toucas descartáveis, redes ou outro tipo de protetor mantido limpo;

  • Utilizar uniforme completo e trocá-lo diariamente (para isto, é necessário que cada funcionário tenha pelo menos 3 mudas de uniforme);

  • Utilizar calçado fechado com meias;

  • Não deve ser utilizada maquiagem.


A Nutrirp realiza a capacitação da higiene pessoal dos manipuladores de alimentos no serviço de treinamento de funcionários, no qual são abordados vários módulos acerca da implementação da Boas Práticas no estabelecimento. Para saber mais, preencha o formulário abaixo!


Referências:

Portaria CVS Nº 5/2013 - Centro de Vigilância Sanitária

CURSO SEBRAE- "Boas Práticas nos Serviços de Alimentação"


4.363 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page