top of page

Consultoria X Assessoria

Atualizado: 5 de jun. de 2020

Diante de um mercado altamente competitivo, as empresas muitas vezes necessitam aprimorar e inovar seus processos e solucionar problemas da forma mais rápida possível. Para que a atividade principal da empresa não saia do foco, tais ações podem ser facilitadas por serviços especializados, que são as empresas de consultoria e de assessoria.

Mas qual é a diferença entre as duas?


ASSESSORIA: Fornece e atua no plano de ação. O assessor deve conhecer bem a equipe e os clientes da empresa pela qual foi contratado, pois ele se envolve operacionalmente com o problema, sendo responsável por identificá-lo e orientar uma solução de acordo com a realidade da empresa. Além disso, seu trabalho é de atualizar informações e indicar quais cuidados devem ser tomados para uma tomada de decisão, prestando auxílio técnico ao empresário desde o desenvolvimento do projeto até a execução do serviço.


CONSULTORIA: Indica possíveis planos de ação. O consultor sugere soluções quando frente a um problema. Ele é indicado quando a empresa precisa de um diagnóstico completo e serve como um conselheiro, levando novos conhecimentos para a empresa e indicando soluções eficazes e objetivas. Ou seja, ele não “coloca a mão na massa” para resolver o problema; mas indica suas soluções certeiras.

Concluindo… Além das diferenças apontadas, o tempo de duração do relacionamento empresa-consultoria e empresa-assessoria é muito diferente. A consultoria geralmente é breve, enquanto a assessoria é normalmente contratada de forma fixa.


E então? Que tal contratar uma empresa de consultoria para te mostrar soluções claras que alavancarão seus negócios?
24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page