Consultoria X Assessoria

Atualizado: 5 de Jun de 2020

Diante de um mercado altamente competitivo, as empresas muitas vezes necessitam aprimorar e inovar seus processos e solucionar problemas da forma mais rápida possível. Para que a atividade principal da empresa não saia do foco, tais ações podem ser facilitadas por serviços especializados, que são as empresas de consultoria e de assessoria.

Mas qual é a diferença entre as duas?


ASSESSORIA: Fornece e atua no plano de ação. O assessor deve conhecer bem a equipe e os clientes da empresa pela qual foi contratado, pois ele se envolve operacionalmente com o problema, sendo responsável por identificá-lo e orientar uma solução de acordo com a realidade da empresa. Além disso, seu trabalho é de atualizar informações e indicar quais cuidados devem ser tomados para uma tomada de decisão, prestando auxílio técnico ao empresário desde o desenvolvimento do projeto até a execução do serviço.


CONSULTORIA: Indica possíveis planos de ação. O consultor sugere soluções quando frente a um problema. Ele é indicado quando a empresa precisa de um diagnóstico completo e serve como um conselheiro, levando novos conhecimentos para a empresa e indicando soluções eficazes e objetivas. Ou seja, ele não “coloca a mão na massa” para resolver o problema; mas indica suas soluções certeiras.

Concluindo… Além das diferenças apontadas, o tempo de duração do relacionamento empresa-consultoria e empresa-assessoria é muito diferente. A consultoria geralmente é breve, enquanto a assessoria é normalmente contratada de forma fixa.


E então? Que tal contratar uma empresa de consultoria para te mostrar soluções claras que alavancarão seus negócios?
17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ONDE ESTAMOS?

Av. Bandeirantes, 3.900 Monte Alegre
Ribeirão Preto - SP
CEP: 14040-900

nossas redes
  • Facebook
  • Instagram