top of page

O que são PANCs e como elas podem ajudar seu restaurante

Você que já deve ter ouvido falar sobre o que são PANCs ou não, saibam que esse post é para você. Que tal além de estar por dentro do que elas são, saber de que forma elas ainda podem ser um diferencial para o seu estabelecimento.



O que são PANC?

PANCS ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, plantas alimentícias que normalmente não são usadas como alimento mesmo sendo comestíveis. Facilmente são confundidas e generalizadas como "mato" e isso desfavorece em sua identificação por parte da maioria da população. Logo, ela se torna não convencional por ser uma fonte de alimentos identificado por poucas pessoas e também muito pouco comercializada pela sociedade como um todo.


Essas plantas muitas vezes também podem acabar sendo confundidas com plantas parecidas, porém venenosas, o que acaba gerando receio na população para buscar essa fonte de alimentos. O intuito desse post não é apresentar um tutorial de identificação de PANC, porém, felizmente, a difusão do conhecimento desses alimentos está se tornando cada vez mais popular. Vocês podem encontrar mais dicas sobre identificação dessas plantas aqui, com um especialista da área.


Porque elas ajudariam meu restaurante?

Por não serem amplamente comercializados, essas plantas acabam sendo cultivadas justamente por quem cozinha com elas. Isso pode atrair mais clientes para seu restaurante, em que a plantação pode ser um atrativo para os clientes ou, caso não haja espaço, e a plantação das PANC seja em outro lugar, seria interessante mostrar para os clientes como é o local do cultivo, como forma de demonstrar como seu estabelecimento se preocupa de onde vem a matéria prima dos pratos cozinhados.


Além disso, o cardápio do seu restaurante pode ser notavelmente um diferencial na região. Como as PANC não são comuns, um restaurante que saiba usufruir bem desses ingredientes pode se promover com um cardápio totalmente diferenciado da região e atrair novos clientes constantemente.


Referências:

https://www.spdm.org.br/blogs/nutricao/item/2669-voce-sabe-o-que-sao-pancs

https://www.uol.com.br/urbantaste/noticias/redacao/2018/11/19/tem-panc-no-prato.htm



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page