top of page

O que são os manipuladores de alimentos?

Neste post trataremos sobre quem são os manipuladores de alimentos e também qual o seu papel.


O manipulador de alimentos


Bem, este é o profissional que terá contato direto com os alimentos, sejam eles embalados ou não e que irão manusear equipamentos ou utensílios que entrem em contato com os alimentos no momento do preparo e distribuição de para os consumidores.



Responsabilidade do Manipulador


Neste ponto, precisamos analisar o papel desse profissional, sendo este a manipulação de alimentos de forma que garanta a Segurança Alimentar do consumidor, ou seja, suas ações devem ser realizadas com todos os cuidados necessários visando que a qualidade dos alimentos seja mantida em todas as etapas do processo. Isso é de suma importância porque o manipulador pode ser um veículo de contaminação desses alimentos e quando isso acontece as chances de que ocorra um surto de transmissão de doenças, é alto.


Cuidados com a higiene pessoal


Dessa forma, conclui-se que a higiene pessoal é extremamente importante durante a manipulação dos alimentos para evitar que contaminações existam. Podemos citar alguns dos cuidados necessários como higienizar bem as mãos, utilizar unhas curtas e sempre limpas, cabelos presos e cobertos por touca, uniformes sempre limpos.

Além disso, também temos que visar as condições ideais do estabelecimento, como utensílios suficientes, bancadas e tábuas de material adequado, produtos de limpeza que facilitem a higienização e trocas de uniformes em quantidades suficientes. Tudo isso para que se produza alimentos seguros para os consumidores.


Treinamento de funcionários


Como visto, este profissional desempenha um papel durante o processo de manipulação dos alimentos e por isso deve receber treinamentos sobre Boas Práticas, higiene alimentar e manipulação adequada de alimentos para que possa realizar seu trabalho em conformidade com a legislação sanitária.

E para garantir isso, nós da Nutrirp oferecemos um serviço de consultoria para restaurantes em que temos nosso treinamento de funcionários que é totalmente estruturado dentro das normas de vigilância sanitária, para garantir a segurança alimentar no seu estabelecimento alimentício. Ensinamos aos funcionários de seu restaurante as diretrizes e práticas corretas para a manipulação e preparação de alimentos na cozinha. Sendo assim, garantimos a qualidade, segurança do seu negócio.



Como podemos ajudar? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre nosso serviço de treinamento de funcionários: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências:

https://consultoradealimentos.com.br/boas-praticas/qual-o-papel-do-manipulador-de-alimentos/



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page