top of page

Higiene na cozinha: sua saúde pode estar em risco

Uma pesquisa feita pelo ministério da saúde mostrou que, no Brasil, foram registrados 247.570 casos de doenças transmitidas por alimentos (DTA), por isso, pesquisadores do Centro de pesquisa em alimento (FoRC), da faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, realizam um estudo para analisar os hábitos de higiene de manipulação nas próprias casas da população, e neste post trataremos o que essa pesquisa proporcionou de informação para aprendermos as maneiras corretas de higienizarmos os alimentos que consumimos em nossas próprias residências.


Recomendação para o consumo de carnes


Foi demonstrado que há riscos microbiológicos no consumo de alimentos de origem animal malcozidos ou crus, então dessa forma, a recomendação seria a cocção do alimento a uma temperatura mínima de 74°C, sendo essa temperatura ideal para levara inativação de patógenos que podem estar ´presentes no produto cru.


Recomendação para a higienização de frutas e verduras


No caso de verduras, frutas e legumes, que são comumente consumidos crus, que o ideal a se fazer zelando pela saúde, é a lavagem destes com água clorada com um tempo de contado entre 10 a 30 minutos, , seguido de novo enxágue abundante em água corrente


Quais os cuidados que devemos ter na refrigeração dos alimentos?


  • Uso de sacolas térmicas para transportar alimentos refrigerados ou congelados até suas residências. Isso seria o ideal, haja vista que o Brasil possuem normalmente e em grande extensão do país, altas temperaturas, criando um ambiente adequado para a proliferação de patógenos, mesmo para no trajeto mercado- residência.

  • Não deixar alimentos prontos por mais de duas horas sem refrigeração, visto que a temperatura ambiente também favorece o crescimento microbiano.

  • Para o descongelamento de alimentos, foi mostrado que o ideal era ser realizados na geladeira ou no micro-ondas, porém muitos brasileiros deixam os alimentos descongelarem em temperatura ambiente, o que também é um fator de risco para o crescimento microbiano.


Qual a recomendação para o armazenamento de carnes?


Sobre o armazenamento de carnes na geladeira, é preciso utilizar um recipiente adequado para evitar o gotejamento do suco da carne e a contaminação de outros alimentos estocados no refrigerador.


Como podemos ajudar? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre nosso serviço de treinamento de funcionários: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui

.

Referências



124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page