A importância dos EPIs na cozinha

É fato que a arte da culinária em solo brasileiro é inquestionavelmente diversa, ao passo que representa valores e símbolos de uma herança marcada pela mistura de povos. Contudo, atenta-se que para que se obtenha exatidão nesse processo, é necessário que o profissional atuante na cozinha esteja extremamente preparado e protegido. Nesse post, discutiremos os principais aspectos quando se fala sobre os EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual) e sua importância nos ambientes em cozinhas industriais.

Assim, a segurança pessoal do indivíduo deve seguir três princípios básicos: 1) A observância de normas de conduta; 2) O manuseio correto desses equipamentos; 3) A utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs)


Normas e Regras


A partir desses princípios básicos, as empresas devem normalizar o cumprimento dessas medidas, promovendo treinamentos e capacitações de funcionários para a utilização dos EPIs, que também deverão ser fornecidos gratuitamente. Assim, um EPI de qualidade deve possuir o Certificado de Aprovação do órgão competente em consonância com o Ministério do Trabalho.


Principais EPIs das Cozinhas Industriais


Máscara Respiratória


Utilizadas com o intuito de barrar as gotículas de saliva e partículas respiratórias, como também evitar a contaminação dos alimentos. As máscaras descartáveis são utilizadas não só em cozinhas indústrias, onde exige alta performance, mas também em pequenos estabelecimentos ao ar livre.


Avental


Elemento de proteção que assegura que produtos orgânicos, químicos não respinguem no trabalhador, além de assegurar contra a alta temperatura. Existem modelos de aventais, como: avental de proteção térmica (temperaturas extremas de até 250°C) e Aventais PVC ou Silicone (evita o contato com água, umidade e produtos químicos).


Touca


Esse EPI, se não um dos mais necessários, garante a higiene durante o preparo dos alimentos. Seu uso adequado é aquele em que o cabelo esteja totalmente coberto. O modelo mais frequente de touca utilizada é a sanfonada, sendo vista desde cozinhas industriais até padarias e outros estabelecimentos locais.


Luvas


Esse pode ser considerado o principal EPI utilizado em uma cozinha industrial, uma vez que elas protegem contra possíveis cortes por lâminas e objetos pontiagudos. Existem diversos modelos, sendo esses adaptados a cada tipo de serviço prestado: 1) Luvas térmicas (silicone, luva térmica de até 250° e luva térmica de até -25°C). 2) Luvas Anticortes (luva anticorte de 1 fio de aço e malha de aço) 3) Luva de Procedimento: utilizadas para a manipulação dos alimentos, sendo utilizadas na cozinha justamente para a prevenção e contaminação/ propagação de bactérias.


Calçados de Segurança


Protegem contra acidentes na cozinha, escorregões e quedas. Calçados utilizados em cozinhas industriais precisam ser antiaderentes, devido a inconstância do ambiente: pode apresentar um piso molhado, sujo de gorduras e respingos. Modelos: 1) Sapato de Segurança EVA: ideal para pisos molhados, pois na sola do sapato encontra-se uma borracha que protege contra o escorregamento. 2) Sapatilha Eva: apresenta solado antiaderente que protege também contra pisos molhados e escorregadios, outro ponto importante é que esse sapato é feito por um material confortável.


Mangas/Magotes


Feitas para a proteção dos antebraços, sendo essencial para evitar ferimentos e queimaduras nessa região do corpo. Modelos: manga keviar e descartável.


Conclusão


Nesse aspecto, foram descritos de forma sucinta os principais Equipamentos de Proteção individual (EPIs) presente dentro e fora das cozinhas industriais. Não somente isso, mas a técnica e o cuidado empregado na preparação dos alimentos são fatores essenciais de controle de qualidade e referência alimentar: o consumidor busca sempre a mais alta expectativa e sonho gastronômico e o caminho a ser trilhado até esse objetivo envolve a dosagem e equiparação das melhoras proteções disponíveis para sustentar a qualidade do serviço.



Gostou do conteúdo? Então curta nosso post para ter mais!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre o serviço de Cardápio: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Referências:

MESTRADO_ZOMPERO_REV.pdf EPIs para Cozinha Industrial: Quais são e como escolher? | Prometal EPI


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo