Habilidades do Nutricionista

Atualizado: Jun 4

O nutricionista é constantemente estereotipado como o responsável por transformar pessoas em padrões estéticos de beleza, por meio de fórmulas mágicas que aprendem na faculdade. Sinto dizer que estas escolas não existem ainda, e se existissem, com certeza usariam magia para outras coisas rsrs.



Brincadeiras a parte, a promoção de padrões estéticos pelos profissionais da saúde é uma prática geralmente vista como normal e inofensiva. Entretanto, além de antiética e desrespeitosa, é ainda perigosa.


O descontentamento com o corpo (pela comparação com padrões de beleza inatingíveis) parece que já faz parte da rotina de todos, em especial das mulheres. Não é atoa que os transtornos alimentares atingem grande parte desse grupo. Por isso, cabe também ao profissional de nutrição lutar contra tais padrões, e não usá-los em prol de marketing pessoal.


Este profissional passa por diversas disciplinas de áreas específicas e multidisciplinares até se formar. O objetivo delas é capacitá-lo a compreender o ser humano como um todo (sua cultura, história, fisiologia, emoções, limitações...), os alimentos (do plantio à colheita, da indústria à mesa ou da criação ao abate), o mercado, as políticas públicas, o sistema de saúde e a comunicação interdisciplinar para poder atuar no sentido de promover, preservar ou restaurar saúde e qualidade de vida.


Após se formar estará habilitado a atuar nas áreas de nutrição clínica, alimentação coletiva, saúde coletiva, docência, indústria de alimentos, nutrição em esportes e marketing na área de alimentação e nutrição. Espera-se que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados com responsabilidade, empatia e respeito.

A fórmula mágica vai ficar mesmo para os filmes de bruxos, os nutricionistas preferem usar a garra e coragem para partilhar o verdadeiro conhecimento em prol da sociedade!

0 visualização
ONDE ESTAMOS?

Av. Bandeirantes, 3.900 Monte Alegre
Ribeirão Preto - SP
CEP: 14040-900

nossas redes
  • Facebook
  • Instagram