top of page

Dia Mundial da Alimentação

Atualizado: 19 de out. de 2020

No dia 16 de outubro, comemora-se o dia mundial da alimentação, um dia determinado pela FAO (organização das Nações Unidas de alimentação e agricultura), para promover uma reflexão sobre o quadro atual da situação alimentar mundial.


Em 2020, o Brasil apresenta diversos marcos importantes no quadro alimentar da população. O preço dos alimentos base da alimentação brasileira, como arroz e feijão, aumentaram de maneira exponencial, dificultando a alimentação da população. Além disso, nos últimos anos, o Brasil retornou ao mapa da fome , segundo a FAO.


Entre 2017-2019, o Brasil retornou ao mapa da fome, onde mais de 43 milhões de pessoas sofrem insegurança alimentar. Essa situação acontece devido a falta de políticas públicas e a redução de investimentos sociais. Sem o auxílio do governo, a insegurança alimentar brasileira tende a aumentar durante os próximos anos.


O preço do arroz e feijão sofreram um grande aumento nos últimos meses, devido a mudanças no mercado internacional e nacional. A demanda interna pelo arroz aumentou, em decorrência de maior consumo do alimento caseiro na pandemia do coronavírus. Quanto ao mercado internacional, o interesse pelos produtos brasileiros se dá pela competitividade dos preços em função da desvalorização de quase 40% do real nos últimos 12 meses, em comparação com o dólar. (a elevação da taxa de câmbio favorece a exportação).


Em vista disso, podemos ainda realizar algumas coisas para amenizar a fome no país. Podemos citar:

  • Aproveitamento integral dos alimentos (evite o desperdício)

  • Consuma menos alimentos de origem animal

  • Compre alimentos de produtores locais

  • Apoie a agricultura familiar

  • Se conscientize em relação a situação nacional


Como podemos ajudar? Entre em contato conosco!

Entre em contato: clique aqui

Mais sobre nossos serviços: clique aqui

Mais sobre a Nutrirp: clique aqui


Acompanhe nossas redes:

Instagram: @nutrirp


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page