Agosto Dourado: importância e benefícios da amamentação

Atualizado: há 6 horas


Você sabe o que é o Agosto dourado ?

É uma campanha realizada no mês de Agosto para intensificar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A amamentação é cada vez mais reconhecida como a primeira vacina dos lactentes. Isso porque, o leite materno é constituído por anticorpos e leucócitos que irão formar o sistema imune do bebê, tornando-o mais resistente a infecções e doenças.

Além disso, nutricionalmente falando, o leite materno possuiu uma composição rica em nutrientes essenciais para criança nesse período, tais como carboidratos, proteínas, lipídeos, enzimas, vitaminas e minerais.



A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses de idade do bebê. Após esse período, pode-se iniciar a introdução alimentar como complemento, porém mantendo a amamentação até os 2 anos de idade.


Benefícios:

  • Diminui o risco de desenvolver diversas doenças, dentre elas a diabetes tipo 2, obesidade, artrite reumatoide, dermatite atópica, leucemia infantil, otite média, alergias, infecções do trato respiratório, do trato urinário, do trato intestinal, além de apresentarem efeito benéfico da função cardíaca na idade adulta.

  • Contribui para a formação de um microbiota saudável

  • Favorece o bom funcionamento do metabolismo

  • É importante para construção afetiva entre mãe e filho, auxiliando no desenvolvimento emocional de ambos.

  • Crianças amamentadas apresentam melhor desempenho escolar e cognitivo, estando associadas a um melhor desempenho em testes de inteligencia.

Por conta desses fatores, o leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo.


Não deixe de apoiar essa campanha, prolongue essa história de amor.


Para saber mais sobre o tema visite o site da Sociedade Brasileira de Pediatria:

https://www.sbp.com.br/especiais/agosto-dourado/

0 visualização
ONDE ESTAMOS?

Av. Bandeirantes, 3.900 Monte Alegre
Ribeirão Preto - SP
CEP: 14040-900

nossas redes
  • Facebook
  • Instagram