8 Táticas de gestão de restaurantes

Atualizado: 11 de Ago de 2019

Quando se fala em gestão de restaurantes, fala-se em estratégias e processos capazes de conduzir a um destino final unanimemente almejado: o sucesso. Por trás de uma visual atraente, um prato saboroso ou de um atendimento diferenciado, um trabalho rigoroso é necessário e garante a manutenção e o crescimento de qualquer estabelecimento alimentício.


Para isso, aqui vão 8 táticas essenciais e muito eficazes para aperfeiçoar o gerenciamento do seu negócio e fazer com que seus resultados cresçam significativamente!


1- Tenha um controle financeiro completo

-Quanto é gasto na compra de insumos para a produção?

-Quanto foi recebido dos clientes neste mês?

-Qual é seu gasto com o pagamento dos funcionários?

-Quais são as despesas de manutenção do estabelecimento (luz, água, telefone, aluguel, site, limpeza terceirizada, …) ?

-Quais impostos você paga e quanto gasta com eles?

-Quais taxas são cobradas quando o pagamento do cliente é feito em cartão e quanto você “perde” com isso?


2- Não tenha medo de inovar!

Uma surpresa no atendimento ou um cardápio diferenciado são táticas interessantes quando se pensa em estratégias para personalizar seu estabelecimento.


Inove na reserva: E se, por meio do celular, seu cliente pudesse fazer uma reserva de mesa antes mesmo de sair de casa?


Inove na localização: E se o seu estabelecimento estiver presente em aplicativos famosos e que possibilitam ao usuário fazer combinações de pratos, bebidas e sobremesas?


Inove no feedback: E se você puder coletar elogios e/ou críticas de seu cliente sem interromper sua refeição ou sem ter que fazê-lo preencher formulários impressos, mas indo ou pedindo a um funcionário para ir até a mesa e perguntar se a experiência foi boa?


3- Pense no marketing!

Estratégias de marketing convidativas e fiéis ao que é oferecido no seu estabelecimento garantem sucesso de vendas. Conheça bem todos os diferenciais do seu negócio e impressione seu público-alvo com tudo que você pode oferecer como uma boa propaganda!

Investir em marketing digital também é uma ótima solução para quem quer atingir o público certo sem gastar muito.


4- Gestão de estoque

Uma tarefa tão complexa quanto importante! A gestão de estoque implica não comprar produtos em excesso, classificar os produtos e se atentar para as datas de validade deles, além de outros pontos.


5- Motive e capacite seus funcionários

Quando falando em gestão de restaurantes, o capital humano continua sendo o bem mais importante. Por isso, é muito importante que haja investimento na capacitação, motivação e retenção dos funcionários.

Dessa forma:

-Fique atento aos salários pagos pela concorrência, para que a remuneração dos seus funcionários não fique para trás muito menos saia da média.

-Implemente uma cultura organizacional, para construir coletividade e senso de pertencimento.

-Capacite-os para gerar senso de pertencimento e como forma de investimento (por exemplo: com cursos de gastronomia).


6- Fique de olho na lei e na vigilância sanitária!

-Mantenha seu restaurante constantemente limpo e higienizado;

-Crie um mecanismo ou dinâmica para monitorar a limpeza do lugar;

-Informe-se sobre o que a lei diz sobre área de fumantes, cobrança de couvert, pagamento de gorjetas, etc;

-Aspectos da estrutura física do restaurante como a disposição das mesas e dos lavatórios seguem normas, você conhece todas elas?

-Cuide da manutenção e conservação dos alimentos;

Dessa forma você evita multas e punições desnecessárias.


7- Estabeleça um padrão de qualidade

Crie um padrão de qualidade, envolva seus funcionários nesse processo para que possam fazer parte dessa cultura. Transforme este padrão em uma mensagem atraente a ser divulgada para seu público e então fazer desse cuidado um aliado na construção da boa imagem de seu estabelecimento.


8- Estratégias para a fidelização de clientes

Fidelizar é um desafio que vem logo depois de atrair. Uma boa maneira de direcionar a gestão de restaurantes para o objetivo da fidelização é transformar o serviço oferecido, no todo e nos detalhes, em uma experiência única para o cliente. Para isso, inove e personalize o design e as receitas cardápio, faça do seu atendimento o melhor e mais eficiente, dinamize seus preços dando descontos de forma organizada e benéfica tanto para você como para seus clientes, surpreenda-os de tempos em tempos preparando novidades.

Agora que você já está ciente dessas estratégias eficientes para gerir seu estabelecimento alimentício, o que acha que contratar nosso serviço para capacitar seus funcionários e levar para eles conhecimentos técnicos específicos de preparação e manuseio de alimentos a fim de garantir sua segurança e a salubridade dos produtos? Além disso, que tal inovar o seu cardápio de forma personalizada?



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